Nos dias 2 e 3 de abril de 2024, o Ministério da Saúde (MS) por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), promoveu o 1º Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: Desafios e Perspectivas para o SUS. O evento reuniu representantes de instituições de Saúde e Educação de todo o país em Brasília (DF). O integrante do Conselho Deliberativo da Abrasco e do GT Educação Popular e Saúde, Pedro Cruz, esteve presente representando a Abrasco.
No encontro, foram debatidas as necessidades de formação para o SUS e a curricularização da extensão como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação do sistema público de saúde no contexto nacional.
Para Pedro Cruz, o evento representou uma retomada do debate sobre extensão. ” É o primeiro evento, em muitos anos, que o Ministério da Saúde promove para discutir extensão. A perspectiva de uma Extensão Popular, com metodologias dialógicas, participativas e críticas, socialmente engajadas, assim como a nota técnica da Abrasco, têm repercutido muito nos debates.”, afirma.
Outros temas também foram discutidos, como formação profissional para o SUS e seus principais desafios contemporâneos; identificação das necessidades específicas de formação para o SUS, considerando as singularidades regionais do país; e marcos legais da curricularização da extensão no contexto contemporâneo.
O evento contou com cerca de 300 participantes entre autoridades, pró-reitoras(es) de Extensão e diretoras(es) dos Centros de Ciências da Saúde, além de representantes dos departamentos/áreas de Saúde Coletiva das Universidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais.
Em fevereiro de 2024 a Abrasco lançou Nota Técnica sobre Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva da Abrasco. Confira o documento na íntegra .