O debate sobre a formação em saúde coletiva permeia o cotidiano acadêmico e profissional de estudantes, docentes e egressos da área. A fim de fomentar discussões sobre temas como diretrizes curriculares e projetos pedagógicos, estágios curriculares e práticas em saúde coletiva, o Fórum de Graduação em Saúde Coletiva (FGSC) da Abrasco promoverá atividades durante o Abrascão 2022.
No dia 20 de novembro, acontecerá a reunião do FGSC, que debaterá também estratégias pedagógicas e metodológicas, curricularização da extensão e a inserção profissional dos bacharéis em Saúde Coletiva. Será um momento de reencontro, e também contará com uma agenda programática de avaliação, identificação de demandas atuais e futuras, bem como a definição de atividades a serem desenvolvidas pelo FGSC e seus Grupos de Trabalho no próximo ano.
O FGSC apoiou a comissão organizadora local do Congresso na Abrasco Jovem, uma tentativa de aumentar o protagonismo de jovens sanitaristas e pesquisadores, por meio de criação de espaços de debates intergeracionais, como o cafés da manhã temáticos com a presença de sanitaristas experientes para troca de vivências.
Também houve esforço para aumentar a participação dos graduandos em saúde coletiva: além da taxa de inscrição diferenciada, teve uma política de ações afirmativas – isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas trans e estudantes de graduação e pós graduação negros/as e pessoas refugiadas. Também houve promoção de alojamento solidário, alimentação e transporte.
Mesas redondas
O Fórum estará presente na programação científica do Congresso, mais especialmente em duas mesas redondas:
Mesa Redonda: A formação em Saúde Coletiva: desafios da formação do ensino de graduação e pós-graduação
Manuelle Maria Marques Matias – UFF Paulette Cavalcanti de Albuquerque – FIOCRUZ/PE Luiz Augusto Facchini – Presidente da Abrasco (2009-2012) e Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS/Abrasco) Nelson Filice de Barros – UNICAMP
Mesa Redonda: A graduação em saúde coletiva como estratégia política de resistência e defesa do SUS: trajetória, expectativas e desafios para o futuro
Coordenadora:
Livia Teixeira de Souza Maia – Fórum de Graduação em Saúde Coletiva/Abrasco
Expositoras: Carmen Fontes de Souza Teixeira – UFBA Marília Cristina Prado Louvison – USP Jussara Lisboa Viana – USP
Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.