Pesquisar
Close this search box.

 POSICIONAMENTO ABRASCO 

Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores emite nota apontando erros em portarias do governo federal

Protesto por melhores condições de trabalho em São Paulo, em maio. Foto: Vanessa Nicolav/Brasil de Fato

A Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores emitiu a Nota Técnica conjunta “Análise crítica das portarias conjuntas 19 e 20 do governo federal (18/06/20), que tratam de medidas de prevenção e controle do risco de transmissão da Covid-19 em locais de trabalho”.

A Abrasco é uma das 31 entidades que compõem a Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores e assinam a nota técnica, que denuncia objetivos e destaca aspectos que deveriam ter sido considerados no enfrentamento da Covid-19 nos ambientes e locais de trabalho.

De acordo com a nota da Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores, “embora a publicação de regulamentações conjuntas possa ser reconhecida como boa iniciativa, se representar a adoção de políticas públicas afirmativas, as referidas portarias incorporam erros técnicos e omissões graves, seja confrontando premissas científicas amplamente estabelecidas, seja compondo um viés de simples defesa de interesses do setor patronal associada ao descompromisso criminoso com a saúde dos trabalhadores e da população em geral”.

As portarias 19 e 20 foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 19 de junho e foram assinadas pelo Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, pelo Ministro de Estado da Saúde Interino, a primeira também pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Veja a nota da Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores na íntegra.

Veja a portaria 19 e a portaria 20, publicadas no Diário Oficial da União no dia 19 de junho de 2020.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo