
No contexto do ataque do governo americano ao Brasil, que já resultou em tarifas a produtos brasileiros exportados para aquele país, sanções de membros do STF e seus familiares, e agora, sanções a dois gestores do Programa Mais Médicos. Alberto Kleiman que atualmente é diretor da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a COP 30, e Mozart Júlio Tabosa Sales, que hoje é secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. A eles rendemos nossa solidariedade.
As reiteradas agressões do Trump estão vinculadas a interesses inconfessáveis de colocar as mãos nas riquezas do país, o petróleo e minerais raros estão entre seus interesses. Exige adicionalmente que o ex-presidente, responsável pela trama de um golpe de estado em 8 de janeiro de 2023, seja anistiado ou tenha seu processo interrompido pelo STF. Quer o governo americano transformar o Brasil em uma colônia, retirar sua soberania, para que possa ditar ordens, e fazer a pilhagem de seus valiosos recursos.
A Frente pela Vida repudia as ações do governo dos EUA, e reafirma a defesa da soberania nacional, o fortalecimento da democracia, e a continuidade do fomento às políticas sociais que elevem a qualidade de vida do povo brasileiro. Nestes dias 11 a 14 de agosto de 2025 reúnem-se em Brasília centenas de representantes de conselhos para discutir a participação social nas políticas públicas, a COP30, e a luta contra o “tarifaço” e as sanções. E é com esta força que devemos seguir na defesa dos interesses do povo brasileiro, a soberania e democracia.
Brasília, 14 de agosto de 2025.