Um novo nome para um novo momento. Cerca de 20 abrasquianas e abrasquianos, animados com o (re)encontro presencial proporcionado pelo pré-congresso do Abrascão 2022, realizaram a reunião do agora Grupo Temático Avaliação em Saúde na tarde de 20 de novembro. Ao final, publicações e novos encontros foram definidos como atividades centrais do Grupo para o ano de 2023.
No início dos trabalhos, foi realizado um retrospecto do que foi desenvolvido pela atual coordenação do GT, desde sua posse, em agosto de 2021, até aquele momento. Entre os destaques, a realização de webinário internacional sobre a avaliação e a translação do conhecimento, realizado em dezembro de 2021, e o extenso trabalho de preparação do seminário internacional, ocorrido em julho de 2022.
Esteve em pauta também o processo de tramitação para alteração do nome do Grupo Temático- de “Monitoramento e Avaliação de Programas, Serviços, Sistemas e Políticas de Saúde” para “Avaliação em Saúde”, que buscou evidenciar a necessidade de adequação do nome atual às mudanças que a subárea objeto vem sofrendo desde a fundação do GT.
“Ao delimitarmos o GT Avaliação da ABRASCO como sendo em “Saúde” delineamos com clareza o seu objeto privilegiado e, ao mesmo tempo, consideramos implícito e assumidos as grandes bases conceituais e éticas que fundamentam a Saúde Coletiva. Trata-se assim, de expressar e defender trabalhos avaliativos que, em suas diferentes vertentes, deverão ser interdisciplinares, defendendo a saúde como direito inalienável, estando comprometidos com a democracia, a participação, a inclusão de diferentes perspectivas, sem abrir mão do rigor possível e da efetiva ajuda à qualificação das intervenções avaliadas”, traz o documento assinado pela coordenação do grupo. – Clique e acesse o documento.
Na sequência, ações em curso e novas iniciativas foram debatidas. A compilação de textos-base da temática, de autoria dos membros do próprio GT, contará com apoio editorial para a sua finalização. Já a preparação do número especial da revista AVAL segue como previsto. No final, um consolidado inicial do perfil dos integrantes do GT foi apresentado pela Marly Cruz, com base em 49 questionários respondidos. Entre as novas ações para 2023 destacam-se ainda a preparação do seminário anual do GT para o mês de julho/23, interlocuções com os fóruns de graduação e de coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva nos encontros periódicos
“A reunião foi avaliada positivamente. Houve manifestação, por parte dos presentes, reconhecendo o que vem sendo feito até aqui como pertinente e adequadamente conduzido. Foi também apontada a maneira cuidadosa e transparente na condução do grupo temático e ressaltados os esforços de efetiva inclusão de novos interessados,”, afirma Juarez Furtado, da coordenação do Grupo.