A ideia da criação de um GT de “Bioética e Saúde Coletiva vem sendo gestada pelo grupo de professores e pesquisadores que ora se reuniram em torno dessa proposta desde 2003, no Congresso de Brasília. Em 2006, durante o 11° Congresso Mundial de Saúde Pública e 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva realizamos nova reunião e, hoje, após a aprovação do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação ampla pelo CTC da CAPES na área da Saúde Coletiva, o grupo entende que este é o momento de implementação da proposta. Já existem, no âmbito latino-americano, três redes articuladas que se propõem à articulação acadêmica e política e que estimulam o intercâmbio de ideias e proposições em diálogo aos desafios da América Latina. São a Red Bioética de UNESCO, a Rede Ibero-americana de Bioética e a Red Latinoamericana de Ética y Medicamentos. Entendemos que a Abrasco deve ser interlocutora formal dessas e outras redes que venham a se constituir, contribuindo para seu desenvolvimento e amadurecimento, com as contribuições do campo da Saúde Coletiva.
São objetivos do GT: Estimular, promover e difundir diferentes perspectivas da Bioética em Saúde Coletiva, em especial nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva; contribuir para a organização dos debates sobre Bioética e Saúde Coletiva no âmbito dos Congressos e Fóruns da Abrasco; estimular o diálogo com outros GT’s da Abrasco, institucionalizar o diálogo entre a Abrasco e a Sociedade Brasileira de Bioética e suas regionais. Procurar representar a Abrasco nos Fóruns consultivos e deliberativos relacionados com a temática.
Em breve.
Coordenação:
Sergio Tavares de Almeida Rego (ENSP/Fiocruz)
Cecília Valença – UFRN
Cláudia Osório – Fiocruz
Claudio Lorenzo – UnB
Débora Diniz – UnB
Luciana Brito – UnB
Luciana Narciso – UFRJ
Marisa Palácios – UFRJ
Marta Verdi – UFSC
Emoções e razões sobre os cem mil mortospela Covid-19 – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Faz sentido instituir Comissão de Bioética Hospitalar (CBH) nas unidades de saúde durante a pandemia da Covid-19? – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Reflexões sobre o respeito à autonomia dos pacientes no contexto da Covid-19 e além – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
O uso de robôs e a pandemia de Covid-19: questões bioética – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Mistanásia hoje: pensando as desigualdades sociais e a pandemia COVID-19 – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
O direito à renda básica no Brasil em tempos de Covid-19 – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
É possível minimizar os requisitos éticos para agilizar a aprovação de uma pesquisa em um Comitê de Ética em Pesquisa durante uma emergência sanitária? – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Existe o dever de falar a verdade no contexto da Covid-19? – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Algumas lições que já devemos tentar aprender com a pandemia – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
O aparente dilema implicado pela pandemia da COVID-19: salvar vidas ou a economia? – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Boas práticas de envolvimento da comunidade na preparação e condução de pesquisa – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Impactos Sociais da Covid-19: uma perspectiva sensível às desigualdades de gênero – Artigo publicado pelo Observatório Covid-19, GT de Bioética,organizado na Fundação Oswaldo Cruz.
Em breve.