GT EdPop lança relatório de atividades desenvolvidas em 2018

Após um extenso e importante trabalho coletivo e em conformidade com as recomendações do Estatuto da Abrasco, o Grupo Temático Educação Popular em Saúde (GT EdPop/Abrasco) apresenta e divulga o Relatório de Atividades GT EdPop/Abrasco 2018.

O documento traz o conjunto dos debates e ações desenvolvidas pelo coletivo no ano anterior, tendo como ponto alto as atividades no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018.  “Procuramos cada vez mais compor o grupo como uma comunidade de trabalho, tanto pela promoção sistemática de reuniões virtuais, proporcionadas pela estrutura fornecida pela Secretaria-Executiva da Abrasco, como em encontros presenciais, nos quais as pessoas puderam frequentemente se encontrar, dialogar e articular, ofertando essas duas formas de acompanhamento e inserção” reforça Pedro Cruz, um dos coordenadores do Grupo.

Tal estratégia permitiu uma divisão solidária de responsabilidades entre os vários membros na condução dessas atividades nas diferentes frentes de ação e maior clareza política da agenda de eixos de ação do GT EdPop/Abrasco. “Isso contribuiu a dar organicidade à ação do grupo” pontua Cruz.

Outros destaques fundamentais do ano de 2018 foram o processo de inclusão de novos membros no GT, dado em base de princípios abraçados a partir de uma agenda de trabalho coletivamente pactuada; e o protagonismo do GT no sentido de pautar, no âmbito do movimento nacional de educação popular em saúde, a centralidade de promover o VI Encontro Nacional de Educação Popular em Saúde (Eneps), que será concretizado em fevereiro de 2020, e o apoio ao Projeto EdPopSus. “Esperamos que o VI Eneps possa mobilizar protagonistas das experiências de Educação Popular em Saúde para a reflexão crítica sobre o atual contexto brasileiro e encaminhar coletivamente estratégias para novos caminhos de superação, orientados pela afirmação de uma saúde compreendida como direito, bem viver e fonte de uma sociabilidade humanizadora e democrática. Acesse aqui o relatório 2018 e confira os demais na seção Documentos.