Pesquisar
Close this search box.

GT Envelhecimento e Saúde Coletiva

O Grupo Temático Envelhecimento e Saúde Coletiva da Abrasco é composto por professores e pesquisadores dos diversos campos da Saúde Coletiva, incluindo epidemiologia, ciências sociais em saúde e gestão e planejamento, com expressiva produção acadêmica e técnica na área do envelhecimento.

Criado em 2019, o GT tem discutido os temas relevantes à Saúde Coletiva no Brasil, além de representar a Abrasco nas distintas esferas do SUS no que diz respeito as políticas públicas com foco no envelhecimento e na saúde da pessoa idosa.

O GT foi constituído considerando o importante processo de envelhecimento populacional no Brasil e seus desafios para o campo da saúde coletiva. As pequisas epidemiológicas avançaram com importantes inquéritos, a área das ciências sociais tem discutido muito o tema em seus debates e a área de politica, planejamento e gestão tem se debruçado sobre as políticas publicas com foco no envelhecimento ativo e estudos sobre a organização dos modelos de cuidados ao idoso tanto no setor publico como no privado.

O GT se propõe a atuar nos debates da área pautando as programações dos congressos e eventos da Abrasco no sentido de dar visibilidade a produção científica na área e contribuir com o avanço da temática no campo da saúde coletiva.

Em breve.

Coordenação:

Alexandre Kalache (ILC Brasil)
Kenio Costa de Lima (UFRN e RBGG)
Marilia Cristina Prado  Louvison (Faculdade de Saúde Pública da USP e ILC Brasil)
Vanessa de Lima Silva (UFPE)

Membros:

Alexandre Silva (Faculdade de Medicina de Jundiaí e ILC Brasil)
Andiara Araújo Cunegundes de Brito (Ufersa)
Daniel Groisman (Fiocruz)
Diego Felix Miguel (USP)
Fabiane Ribeiro Ferreira (UFMG)
Luciana de Souza Braga (UFMG)
Luiz Ramos (Unifesp)
Rafael da Silveira Moreira (Fiocruz)
Silvia Lanziotti Azevedo da Silva (UFJF)
Tamires Carneiro de Oliveira Mendes (UFRN)
Vivian Carla Honorato dos Santos de Carvalho (UFBA)
Vyna Maria Cruz Leite (UFC)
Wilson José Alves Pedro (UFSCAR)
Yan Nogueira Leite de Freitas (Ufam)

Em breve.

Pular para o conteúdo