Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

GT Informação em Saúde e População participa de webinários sobre acesso à informação em saúde no Pará

O Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (MASA), apoiado pelo Grupo de Pesquisa Saúde Interdisciplinar na Amazônia (SIA)  – que é vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) – iniciou uma série de webinários em seu perfil no Instagram. A professora Liliane Silva do Nascimento, integrante do Grupo Temático Informação em Saúde e População da Abrasco (GTISP/Abrasco),  destacou a importância dos debates: “A discussão se pauta em refletir dentro do momento atual da pandemia, a importância da democratização e acesso à informação em saúde. Considerando a urgência em compreender a epidemiologia da Covid-19 na Amazônia, e quais são os dados que produzem informações em saúde confiáveis”.

Liliane moderou a primeira atividade promovida pelo MASA, no início do mês (2/6), e moderou o o painel “A rotina da vigilância epidemiológica do município de Belém-PA em tempos de COVID-19”, que contou com a participação de David Rosário (coordenador de endemias da SESMA-Belém) e de Veronilce da Silva (chefe da divisão de vigilância epidemiológica da SESMA-Belém). Este primeiro debate gerou reflexões acerca da rotina e dos critérios dos registros de notificações de Covid-19 em Belém, da produção, disseminação e transferência de informações. No dia 10 de junho de 2020 ocorreu o segundo webnário com o título: “O olhar epidemiológico da informação em saúde dos dados às estatísticas na Amazônia” e no dia 18 de junho o terceiro, com o tema “Monitoramento e evolução da COVID-19 no Pará pela vigilância em saúde”. .

Os participantes dos webinários utilizaram exemplos para demonstrar como a análise e interpretação de dados são fundamentais para a tomada de decisão de gestores na Amazônia. Os debates também têm refletido sobre a gravidade da geração da informação em saúde criteriosa. Liliane apontou a importância da atuação do SUS nesse campo também: “Atualmente, muitos sistemas têm sido criados para a visualização de dados, e, apesar de serem iniciativas que contribuem para a democratização dessa informação em saúde em tempos de pandemia, é prioritário esclarecer que são os princípios do SUS e o processo sistemático da vigilância epidemiológica as vias mais seguras e legítimas para a formulação e condução de pesquisas, ações e políticas públicas em saúde capazes de dar respostas à sociedade”.

Para acompanhar os próximos webinários, basta acompanhar o perfil do MASA no Instagram: @masa.lab.ufpa

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo