Representantes do Grupo Temático Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável (GTPSDS/Abrasco) reuniram-se com representantes do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (Depros/MS) na sexta-feira, dia 10 de fevereiro, de 2022, das 16h às 17h30. Estiveram presentes Júlia Nogueira, Dais Rocha, Marco Akerman, Rafael Dallalba, Regiane Rezende, Graziela Tavares, Jaqueline Silva, Kátia Souto, Paulo Gomes e o diretor Andrey Lemos.
O percurso da reunião contemplou as apresentações: dos membros presentes, da missão e organização do GT, da linha do tempo de atuação do Grupo e das expectativas e perspectivas para o trabalho em conjunto. Foram pontuados aspectos centrais como a retomada do Comitê Gestor da Política Nacional de Promoção da Saúde, com uma perspectiva mais participativa; e a oportunidade de lançar, monitorar e avaliar a implementação dos Cadernos Técnicos (Guias) da PNPS nos territórios; ambos com boa receptividade por parte do grupo do MS.
Em adição, os representantes do PSDS/Abrasco sinalizaram a importância e oportunidade temporal de incentivar a promoção da saúde nos municípios a partir das Conferências de Saúde (nas três esferas governamentais) e do CONASS. Neste ano que todos os estados têm que construir e aprovar os Planos Plurianuais da nova gestão, é fundamental inserir a promoção da saúde nos Planos para garantir ações estratégicas e financiamento; e fortalecer a interlocução da PS com as bases comunitárias, favorecendo a participação social e a equidade.
Por fim, falou-se do desafio de colocar “a casa em ordem” após tantas perdas de direitos sociais e calamidades sanitárias para que se possa fortalecer os processos de promoção da saúde. Em síntese, a reunião foi produtiva, indicando convergências e a possibilidade de ampliação do trabalho em parceria entre o GTPSDS/Abrasco e o MS no contexto político de retomada da democracia participativa no Brasil.