Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

GT Racismo e Saúde participa de atividades em celebração à consciência negra

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por conta do Dia Nacional da Consciência Negra, a Abrasco estará presente em uma série de atividades para debater o racismo em nossa sociedade, com destaque para questões relativas ao campo da saúde. As atividades são realizadas por movimentos, entidades, secretarias e outros espaços de discussão e promoção de políticas antirracistas e têm como destaque as questões relativas ao campo da saúde. Cursos, mesas de debates, aulas e outros eventos com pesquisadores do GT Racismo e Saúde estão destacados na lista abaixo.

Confira e acompanhe!

Dia 17/11 – Curso Saúde Mental da População Negra. Panorama I: Saúde da População Negras: dados epidemiológicos, com Alexandre da Silva , transmitido EAD SES

18/11 – Às 14h, Edna Araújo (UEFS e GT Racismo e Saúde) fala sobre a não divulgação dos dados da COVID-19 por raça/cor/etnia na live do Programa Institucional de Articulação Intersetorial Violência e Saúde, da Fiocruz – Coordenado pelo Claves.

18/11 – Fernanda Lopes, do Fundo Baobá pela Equidade Racial, participa da mesa do Conselho de Promoção da Igualdade Racial do Município de Osasco.

18/11 – Istvan Varga, professor da UFMA, e Luis Eduardo Batista, coordenador do GT Racismo e Saúde da Abrasco, falam no evento que marca o início das aulas da disciplina Saúde da População Negra no Programa de Mestrado Saúde e Ambiente da UFMA.

19/11 -Às 18h30, Rosana Batista Monteiro (UFSCar e GT Racismo e Saúde) participa na mesa Currículo Antirracista e Universidade. III Seminário Internacional Corpos Insubmissos. Tecnologias ancestrais e antirracismo: estratégias de (des)organização política e autonomia negra, indígena e roma.

20/11 – Às 16h, Istvan Van Deursen Varga estará nas comemorações no quilombo Saco das Almas em Brejo/M. Na ocasião será exibida entrevista que com Prof. Luiz Alves Ferreira (UFMA).

20/11 –Às 19h, a coordenadora do GT Racismo e Saúde da Abrasco, Edna Araujo (UEFS) estará na Conferência de encerramento da Semana de Consciência Negra da Universidade Estadual de Feira de Santana

20/11 – Às 17h30, o Curso Gestão de Políticas Públicas (UnB) organiza a live “Politicas Publicas para Igualdade Racial” com a presença de Lucelia Pereira.

20/11- Às 18h, Raquel Souzas participa do I Simpósio Saúde e Sociedade do Sul da Bahia, organizado pela Faculdade Santo Agostinho, de Itabuna (BA).

20/11 – Às 19h, Lucelia Pereira participa da live “Assistentes Sociais na luta antirracista” organizada pelo Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal.

20/11 – Márcia Alves e Luís Eduardo Batista, do GT Racismo e Saúde, participam do ISC EM CASA, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA

20/11 – das 8h35 às 17h Emiliano Camargo David, pesquisador da PUC-SP e do GT Racismo e Saúde, participam de mesa do I Encontro Baiano para Promoção do Combate ao Câncer Infanto juvenil.

20/11 – Em live, o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, recebe a pesquisadora Marcia Alves e o pesquisador Luís Eduardo Batista.

20/11 – Às 19h acontece a mesa Novembro negro – Programa de Formação em Saúde da População Negra com a participação de Emiliano Camargo David. Transmissão no canal do Youtube do Coletivo Estudantil Negro Raça, da UFCSPA.

23/11 – Live Universidade Federal do Para/UFPA-UEPA sobre Contribuições da Bioantropologia para a Saúde da População Negra com a presença de Hilton da Silva do GT Racismo e Saúde.

24/11 – Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realiza a live “Racismo é uma violência e os efeitos do racismo” com Emiliano Camargo David e Alexandre da Silva do GT Racismo e Saúde.

24/11 – Às 18h30, Emiliano Camargo David participa da aula curso ANPSINEP – Luta antimanicomial e novas formas de manicomialização.

26/11 – O Círculo Psicanalítico da Bahia promove, às 19h30, cine-debate com Emiliano Camargo David.

27/11 – Hilton Pereira da Silva e Edna Araujo participam da Sessão Científica conjunta UEFS/UFPA/Procad/GT ABRASCO – Saúde da População Negra e o enfrentamento à COVID-19.

04/12 – O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG realiza a live “Desafios no Enfrentamento do Racismo, o quesito raça/cor/etnia nos sistemas de Informação em Saúde”, com a presença de Edna Araújo.

04/12 – Às 8h, será realiza a live “Desigualdades raciais e Saúde”, organizada pela Faculdade de Medicina (UnB), com Lucelia Pereira.

04/12 – Encontro ILERA realizam aula aberta: introdução ao pensamento de Franz Fanon com Raquel Souzas, professora da UFBA e integrante do GT Racismo e Saúde.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo