Reunidos durante o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, o grupo temático de Saúde e Ambiente (GTSA) da Abrasco e Secretaria Executiva da entidade traçaram juntos as linhas gerais do que promete ser um dos principais eventos da área no próximo ano: a realização do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (2º SIBSA).

A data já está definida. Será de 19 a 22 de outubro de 2014, em Belo Horizonte. O simpósio terá presidência do professor Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e terá como eixo “Desenvolvimento e conflitos territoriais: Ciência e movimentos sociais para a justiça ambiental nas políticas públicas”. Os presentes ressaltaram a importância de continuar e fortalecer a articulação entre academia e movimentos sociais do campo e da cidade, como no Encontro Internacional de Ecologia de Saberes, que acontecerá entre 22 e 25 de outubro, em Fortaleza (CE) e no Encontro Nacional de Agroecologia, em maio do próximo ano. O 1º SIBSA aconteceu em Belém, em 2010. 

Para desenvolver este trabalho, representantes do GTSA vão participar de uma caravana a Santa Cruz do Sul (RS) após o Simbravisa e oferecer uma oficina com foco na preparação do SIBSA como atividade do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a ser realizado no Rio de Janeiro. O próximo encontro do GTSA será entre 14 e 16 de novembro, também dentro do VI CBCSHS.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo