Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

GT Saúde Indígena/Abrasco recebe Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos

Letícia Maçulo

O GT Saúde Indígena da Abrasco foi homenageado com a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos , na última segunda-feira (13) pelo Sindicato de trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). Periodicamente, o Sindicato homenageia entidades e personalidades na luta em defesa da saúde pública, democracia e pelos direitos da população. 

“Essa medalha é um reconhecimento da força das instituições quando colocadas ao lado e à serviço dos direitos indígenas e da ciência. É o reconhecimento de alguns valores do trabalho acadêmico: da colaboração ao invés da competitividade; da solidariedade da empatia ao invés do individualismo, valores que tenho orgulho de dizer que foram fundamentais para o nosso trabalho.”, afirma Ana Lúcia Pontes, coordenadora do GT Saúde Indígena/Abrasco. 

Para a presidente da Abrasco, Rosana Onocko, a criação da medalha por parte do sindicato é importante para valorizar e dar destaque à ações em defesa da saúde pública do país e da garantia dos direitos humanos. “A Abrasco se sente totalmente companheira e parceira nesse gesto. Parabéns aos premiados, e parabéns ao sindicato pela iniciativa.”, felicita.

Em sua 18ª edição, a Medalha Careli também homenageou: padre Julio Lancelotti; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; Servidores da Fundação Palmares; Coalizão Negra por Direitos; a vereadora do PSOL Erika Hilton (representante do movimento LGBTQIA+); Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro; e Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

A Frente pela Vida também foi homenageada, recebendo a 16ª edição do Prêmio Sergio Arouca. Os outros homenageados foram: Rio Pela Vida; CPI da Pandemia (o presidente Omar Aziz, o vice-presidente Randolfe Rodrigues, o relator Renan Calheiros e o senador Humberto Costa, por conta da atuação do parlamentar); Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro; Sociedade Brasileira de Bioética; Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia; Frente de Mobilização da Maré contra Covid-19; Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas; vítimas da Covid-19 (representantes que lutaram publicamente: Luciano Tolla e Tadeu Frederico de Andrade); Fórum dos Governadores (representado por Wellington Dias, do Piauí); secretária Municipal de Araraquara-SP, Eliana Mori Honain (representando as enfermeiras e técnicos em enfermagem e a luta dos municípios); os pesquisadores da Fiocruz Júlio Croda, Margareth Dalcolmo, Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Adele BenzaKen (os dois últimos excluídos da indicação para receber a Ordem Nacional do Mérito Científico); além de Felipe Gomes Naveca.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo