O Terceiro Fórum Global sobre Recursos Humanos em Saúde será realizado em Recife, de 10 a 13 de novembro de 2013. O Fórum, convocado pela Aliança Mundial em prol dos trabalhadores da saúde, recebe o apoio do Governo do Brasil, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ABRASCO, através do GT Trabalho e Educação na Saúde participa do Third Global Forum on Human Resources for Health, onde se discutirá as Capacidades Humanas para a Saúde.
O Terceiro Fórum Mundial será um dos principais eventos globais de saúde, em 2013, reunindo mais de 1.500 gestores, pesquisadores, especialistas, profissionais e estudiosos da força de trabalho no campo da saúde. O tema do evento é de Recursos Humanos para a Saúde: Fundação para a cobertura universal de saúde e agenda de desenvolvimento pós-2015. A Global Health Workforce Alliance (GHWA), organiza o Fórum em Recife, Brasil, com o apoio do Governo Brasileiro,da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Como parte das atividades do Fórum o GT organizou uma sessão que reúne um grupo de estudiosos preocupados com as questões de Recursos Humanos em Saúde. Nesse sentido, o objetivo do evento é discutir os problemas e as inquietações comuns a diferentes países como a formação, distribuição e previsão de pessoal em saúde, emprego, sustentabilidade financeira e intersetorialidade para lidar com questões estratégicas do campo.
Segundo a Coordenadora do GT Trabalho e Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto, “trata-se de um debate central para o sistema de saúde, tendo em vista que os profissionais de saúde são os responsáveis pela atenção que a população recebe, o tipo de serviços, a quantidade e a adequação às necessidades e demandas” enfatiza.
O fórum global será o maior promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mundo. Mais de dois mil participantes de 178 países, entre pesquisadores e especialistas na área de saúde, serão convidados. O III Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde vai realizar, ainda, uma avaliação do alcance das metas propostas durante a I e II edição, realizadas em Kampala, na Uganda (África), e em Bangkok, na Tailândia (Ásia), respectivamente.
Confira a programação completa aqui.