Com mais de 8 mil votos, Gulnar Azevedo foi eleita reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A médica sanitarista foi presidente da Abrasco durante os anos de 2018 a 2021. A chapa 10, formada por Gulnar e pelo professor Bruno Deusdará, do Instituto de Letras, foi eleita com 55,1% dos pontos. Segundo dados da UERJ, cerca de 14 mil alunos, técnicos e docentes foram às urnas distribuídas em todos os campi, nos últimos três dias, para registrar seu voto.
Em nota, a chapa agradece ao apoio da comunidade técnica e científica da UERJ. “Nós sabíamos que a esperança e a força da coletividade nos movia e temos convicção do projeto que iremos construir para a nossa Universidade”, afirmam.
Formada pela Uerj, Gulnar vê na oportunidade de ocupar o lugar de reitora uma forma de retribuir à instituição que a formou. “É uma honra poder dar retorno e construir uma proposta que visa ampliar as possibilidades de uma universidade . A minha passagem pela Abrasco me deu a certeza que o trabalho coletivo é o que realmente faz sentido.”, afirma a reitora recém eleita.
À frente da Abrasco durante a pandemia de Covid-19, Gulnar Azevedo teve um papel fundamental na articulação política em defesa das medidas de distanciamento e da ciência. A Abrasco recebe a notícia de sua nomeação enquanto reitora da Uerj com muito orgulho e certeza do bom trabalho que marca a trajetória da abrasquiana em defesa da ciência, do ensino público e de qualidade, da democracia e da vida.