Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

I Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil

A ABRASCO convida a todos a participar do I Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil, de 29 a 31 de agosto, no Hotel Novo Mundo. A Conferência de Abertura será proferida por Maria Cecília de Sousa Minayo, editora chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva, que estará lançando um número temático no Seminário. O evento, organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), através do Centro Latino Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (CLAVES), acontecerá de 29 a 31 de agosto, no Hotel Novo Mundo.
O suicídio na população idosa é um problema de saúde pública reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e também no Brasil, sobretudo, em algumas regiões e áreas do interior. Discutir o suicídio de idosos em seu sentido mais profundo é discutir a vida e a qualidade de vida desse grupo social que cresce aceleradamente no país, fazendo uma inflexão sobre os momentos e circunstâncias de maior risco para a violência auto-infligida.
O número temático de Ciência & Saúde Coletiva divulga os resultados de uma pesquisa de âmbito nacional sobre o tema que reuniu a colaboração de sete instituições acadêmicas: Universidade Federal de Manaus, Universidade de Fortaleza, Universidade Federal de Teresina, Universidade de Dom Bosco de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal e Escola Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, além da ENSP/Fiocruz.
O Seminário tem como objetivo discutir o suicídio de idosos em seu sentido mais profundo, e discutir a qualidade vida desse grupo social que cresce aceleradamente no Brasil, fazendo uma reflexão sobre os momentos e circunstâncias de maior risco. 
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações no site WWW.prevencaodesuicidio.com.br.
 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo