O jornal Bom Dia Brasil desta sexta-feira, 4 de agosto, falou sobre a ameaça de corte de verba do Saúde da Família. Em reportagem sobre a PNAB, a matéria chamou atenção para a consulta pública sobre revisão da PNAB que acaba na segunda-feira dia 7 de agosto. Como contribuição à Consulta Pública, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva emitiu ontem um parecer, ressaltando sua manifestação contra a revisão da Política Nacional de Atenção Básica. A Abrasco se manifesta pela manutenção da PNAB 2011 até a conclusão de discussão democrática e aprofundada por gestores, usuários, profissionais, representantes da sociedade civil organizada e todos os interessados no pleno desenvolvimento e aperfeiçoamento dos SUS, e não “a toque de caixa” nesse momento de severa restrição de financiamento das políticas públicas, de grande fragilidade institucional e de continuadas ameaças ao SUS universal, integral, democrático e de qualidade.
Saiba aqui como participar da Consulta Pública
Associações reagiram a uma proposta do governo de tirar recursos do Programa de Saúde da Família. O trabalho tem resultado comprovado na redução de doenças graves.
Especialistas estão preocupados com o destino do programa. Dizem que o dinheiro que hoje é aplicado exclusivamente no programa vai passar a ser usado, também, em outros tipos de atendimento. E isso pode resultar em um número menor de equipes e prejudicar os pacientes e o Sistema Único de Saúde.