A Saúde é Coletiva, o podcast da Abrasco

A Saúde é Coletiva é o podcast da Abrasco. Com produção da Rádio Tertúlia, está em sua quarta temporada. Quinzenalmente, sempre às terças-feiras, uma entrevista inédita sobre pautas atuais da Saúde Coletiva e seus reflexos na política, economia, direito, cultura, entre outros. A cada episódio, você também confere dicas de filmes, livros ou músicas, a partir de recomendações dos entrevistados. 

Ouça na sua plataforma favorita:

Últimos episódios

No ar: episódio 26 “Brasil fora do Mapa da Fome: como enfrentar as raízes das desigualdades?”, com Elisabetta Recine

Este episódio debate a notícia recente da saída do Brasil do Mapa da Fome, indicador da Organização das Nações Unidas (ONU). Para ajudar a entender melhor este assunto, a entrevistada especial do episódio é a pesquisadora, professora da Universidade de Brasília (UnB), integrante do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Abrasco e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine.

Ouça o podcast »

No ar: episódio 24 “PL da Devastação: quais os impactos da flexibilização do licenciamento ambiental para a população?”, com Alice Correia

Hoje o podcast “A saúde é coletiva”, da Abrasco, vai discutir o que tem gerado intensos debates no Congresso Nacional, nas redes sociais e nas ruas: o Projeto de Lei (PL) nº 2.159/2021, que ficou conhecido como “PL da Devastação”, pois altera o marco do licenciamento ambiental no país. Quem conversa sobre isto neste episódio é a Alice Dandara de Assis Correia, advogada do Instituto Socioambiental (ISA). Ela é especialista em Direito Penal e Criminologia, com foco em direitos humanos e mestra em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ouça o podcast »

No ar: episódio 23 “ Que papel tem o jornalismo na construção da democracia e do direito à saúde?”, com Fabiana Moraes

Chegou mais um episódio do podcast “A saúde é coletiva”, da Abrasco, e hoje o tema é democracia, jornalismo e desigualdade sociais. Como o jornalismo influencia a percepção pública sobre injustiças estruturais e acesso a serviços essenciais? Para falar sobre este assunto, convidamos a jornalista Fabiana Moraes, pesquisadora de mídia, poder, raça e hierarquização social, e professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ouça o podcast »

No ar: episódio 6 – 3ª temporada “Como o “pacto da branquitude” se manifesta na saúde da população?”, com Cida Bento

Segundo um levantamento da Universidade de São Paulo (USP), apenas 18% dos futuros médicos brasileiros são negros. Esse é um dos exemplos de como as desigualdades raciais impactam diretamente o campo da saúde, na opinião da psicóloga e pesquisadora Cida Bento. Ela é a nossa entrevistada especial deste episódio do “A saúde é coletiva” e é autora do livro “O pacto da branquitude” (Ed. Companhia das Letras, 2022), disponível na Abrasco Livros.

Ouça o podcast »

No ar: episódio 5 – 3ª temporada “Escala 6×1, uberização e precarização do trabalho: qual o impacto na saúde coletiva?”

A precarização do trabalho no Brasil está no centro deste novo episódio do podcast “A saúde é coletiva”. Vamos falar da relação desse fenômeno com a saúde, seja do ponto de vista do trabalhador, como também da saúde coletiva. Para isto, conversamos com a socióloga e pesquisadora Ludmila Costhek Abílio, um dos nomes mais significativos nos estudos voltados às relações de trabalho, mais especificamente à chamada uberização. Nesta conversa, ela traz uma visão social mais abrangente da precarização do trabalho e sobre os impactos da jornada 6×1, em que se trabalha seis dias direto e se folga somente um, numa semana. Para ela, o cenário é “adoecedor”.

Ouça o podcast »
Pular para o conteúdo