Estarão à disposição 7 cursos sobre análise de dados. Você pode se inscrever em quantos quiser. Todos eles são muito práticos, repletos de exemplos e conteúdos aplicados à rotina de trabalho da vigilância em saúde. Eles foram produzidos por profissionais da vigilância e pessoas que trabalham com análise de dados da vigilância em saúde dos municípios e estados brasileiros.
Os títulos dos cursos, cargas horárias, períodos e links de inscrição estão descritos abaixo.
Caso você nunca tenha tido contato com análise de dados com o R, sugerimos começar pelo curso introdutório. Caso já seja usuário com conhecimento intermediário ou avançado de R, você pode ir diretamente aos cursos específicos.
Cursos disponíveis:
Público-alvo: os cursos são gratuitos e as inscrições são abertas a todos os interessados, com especial foco em (A) Profissionais de saúde vinculados ao SUS e que desempenham atividades na vigilância em saúde, e (B) pessoas com interesse em trabalhar na vigilância em saúde e na análise dos dados.
Objetivo geral: habilitar profissionais das vigilâncias em saúde e demais interessados em técnicas sofisticadas e rápidas de análise de dados de rotina do serviço de saúde.
Competências a serem desenvolvidas: gerenciar as diversas bases de dados oficiais de saúde; produzir análises e visualizações de dados de interesse para a vigilância em saúde; automatizar a produção de relatórios de rotina dos serviços de saúde; construir diagramas de controle para monitoramento de doenças e agravos à saúde; unir bancos de dados oficiais de saúde (linkage); produzir descrições e indicadores espaciais simples para vigilância de doenças e agravos à saúde; construir painéis (dashboards) para sistematização e visualização dos dados; apropriar-se de elementos básicos do uso do software R para uso na vigilância em saúde no SUS.
Métodos: curso autoinstrucional. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os principais desafios e necessidades cotidianas da vigilância em saúde no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e ao aluno serão oferecidos os códigos para análise dos dados e explicações sobre como gerenciar e analisar os dados para qualificar e otimizar sua atuação na vigilância em saúde.
Avaliação: Haverá avaliações ao fim de cada curso compostas por questões objetivas de escolha simples. O feedback será automático e haverá orientação personalizada de aprofundamento de estudo no caso de erro. Receberão certificado os alunos com no mínimo 70% de acertos na avaliação.
Plano de contingência para doenças transmissíveis com potencial epidêmico
Período de Inscrições:
Inscrições abertas
Av. Brasil, 4365 | Campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) | Prédio do CEPI – DSS – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ – CEP 21040-900