Estatística Espacial aplicada à Vigilância em Saúde

Produtores: Denis de Oliveira Rodrigues, Wagner de Souza Tassinari, João Henrique de Araujo Morais, Laís Picinini Freitas, Oswaldo Gonçalves Cruz, Alexandra Crispim Boing, Antonio Fernando Boing

Público-alvo: os cursos são gratuitos e as inscrições são abertas a todos os interessados, com especial foco em (A) Profissionais de saúde vinculados ao SUS e que desempenham atividades na vigilância em saúde, e (B) pessoas com interesse em trabalhar na vigilância em saúde e na análise dos dados.

Objetivo geral: capacitar os participantes a compreender os fundamentos teóricos da análise espacial e aplicar métodos estatísticos para diferentes tipos de dados (pontuais, de área e geoestatísticos), reconhecendo conceitos como dependência, autocorrelação, estacionariedade e anisotropia no contexto da vigilância em saúde.

Competências a serem desenvolvidas: desenvolver habilidades para compreender conceitos fundamentais da análise espacial, identificar aplicações adequadas em saúde, diferenciar tipos de dados espaciais, aplicar métodos de dependência e autocorrelação espacial, considerar propriedades como estacionariedade e anisotropia, e realizar análises espaciais para dados pontuais, de área e geoestatísticos na vigilância em saúde.

Métodos: curso autoinstrucional. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os principais desafios e necessidades cotidianas da vigilância em saúde no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e ao aluno serão oferecidos os códigos para análise dos dados e explicações sobre como gerenciar e analisar os dados para qualificar e otimizar sua atuação na vigilância em saúde.

Avaliação: haverá avaliações ao fim de cada curso compostas por questões objetivas de escolha simples. O feedback será automático e haverá orientação personalizada de aprofundamento de estudo no caso de erro. Receberão certificado os alunos com no mínimo 70% de acertos na avaliação.

Cursos disponíveis

Pular para o conteúdo