Linkage de bases de dados de saúde

Produtores: Denis de Oliveira Rodrigues, Kamila de Oliveira Belo, Marcelo Eduardo Borges, Oswaldo Gonçalves Cruz, Alexandra Crispim Boing, Antonio Fernando Boing

Público-alvo: os cursos são gratuitos e as inscrições são abertas a todos os interessados, com especial foco em (A) Profissionais de saúde vinculados ao SUS e que desempenham atividades na vigilância em saúde, e (B) pessoas com interesse em trabalhar na vigilância em saúde e na análise dos dados.

Objetivo geral: capacitar os participantes a compreender e aplicar técnicas de linkage com o uso do R, organizando rotinas para vincular bases de dados da saúde, superar a fragmentação dos sistemas, garantir a anonimização de informações sensíveis e apoiar análises em vigilância em saúde.

Competências a serem desenvolvidas: desenvolver habilidades para identificar, organizar e vincular informações provenientes de diferentes sistemas de saúde, aplicar técnicas de linkage, anonimizar dados sensíveis e integrar bases diversas para análises confiáveis na Vigilância em Saúde.

Métodos: curso autoinstrucional. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os principais desafios e necessidades cotidianas da vigilância em saúde no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e ao aluno serão oferecidos os códigos para análise dos dados e explicações sobre como gerenciar e analisar os dados para qualificar e otimizar sua atuação na vigilância em saúde.

Avaliação: haverá avaliações ao fim de cada curso compostas por questões objetivas de escolha simples. O feedback será automático e haverá orientação personalizada de aprofundamento de estudo no caso de erro. Receberão certificado os alunos com no mínimo 70% de acertos na avaliação.

Cursos disponíveis

Pular para o conteúdo