Participação da sociedade civil organizada na preparação e resposta às emergências de Saúde Pública

Produtores: ITpS, Abrasco, UNA-SUS e Fiocruz

Público-alvo: lideranças e representações de organizações da sociedade civil; Representantes dos organismos de controle social do SUS (conselhos municipais, estaduais e nacional de saúde); Gestores do SUS em todas as Unidades da Federação.

Objetivo geral: qualificar representantes da sociedade civil organizada, gestores e profissionais de saúde pública na gestão das emergências em saúde pública.

Competências a serem desenvolvidas: reconhecer as situações de risco e as potenciais Emergências em Saúde Pública (ESP) no território, considerando as perspectivas da sociedade civil organizada; aplicar as formas de atuação da comunidade e da sociedade civil organizada, na condução do enfrentamento às emergências em saúde pública; e elaborar planos de prevenção, preparação, resposta e recuperação, promovendo a participação comunitária e intersetorial para o enfrentamento às emergências em saúde pública.

Métodos: por meio de leitura de textos elaborados por conteudistas das áreas de epidemiologia e sociedade civil, ilustrados por cenários elaborados e acesso às experiências reais nacionais e internacionais, complementados com auxílio de vídeos e leituras complementares.

Cursos disponíveis

Pular para o conteúdo