Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense no VI CBCSHS

Vinte professores e oito alunos de pós-graduação do Instituto de Saúde da Comunidade (ISC) da Universidade Federal Fluminense participarão do 6º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com a participação do ISC na Comissão Científica.

O diretor do ISC, Aluísio Gomes da Silva Júnior, coordenará a oficina “Rede UFF de Saúde Coletiva” e o pôster eletrônico “Gestão da Atenção e do Cuidado”. Durante o congresso serão realizadas oficinas, cursos, mesas-redondas e comunicações orais com expressiva participação dos professores do ISC Anna Alice Mendes Schroeder, Carlos Dimas, Elisete Casotti, Evelyne Lobato, Júlio Alberto Wong Um, Lilian Koifman,  Lúcia Cardoso Mourão, Luiz Carlos Hubner, Luiza Oliveira, Márcia Guimarães de Mello Alves, Maria Inês Nogueira, Maria Martha de Luna Freire, Marilene Cabral do Nascimento, Mônica Tereza Christa Machado, Mônica Villela Gouvea, Patty Fidelis de Almeida, Sônia Maria Dantas Berger, Túlio Batista Franco, Verônica Fernandez. Os alunos da pós-graduação em Saúde Coletiva que apresentarão trabalhos serão Aline Deprá, Annabelle de Fátima Modesto, Ernesto Farias Neto, Gisele Massante Peixoto Tracera, Leonardo Pereira Rodrigues, Marilza Rodrigues, Rachel Bicalho de Lima e Rafael Cardoso Chagas.

O congresso contará ainda com mais duas atividades: o “Espaço Saúde e Letras” e a “Mostra Vídeo Saúde-Fiocruz Vídeo”. O primeiro tem como proposta ser um ambiente agradável para a leitura, para se tomar um café e para promover bate-papos, debates e mostras de vídeo, tudo bem informal. Já o segundo é uma mostra de documentários sobre variados temas. Merece destaque o documentário “Projeto Memória”, que conta a história da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco e foi coordenado pelo professor Martinho Silva (Uerj). A curadoria é da professora Roseni Pinheiro (Uerj) e as pesquisadoras responsáveis são Ivia Maksud (ISC-UFF) e Maria Helena Mendonça (Fiocruz).


Rede UFF de Saúde Coletiva, coordenada pelo diretor do ISC, acontecerá no primeiro dia do evento

A Rede UFF de Saúde Coletiva realizará atividades no primeiro dia do congresso, 13 de novembro, no auditório 91, no bloco F da Uerj. O objetivo será discutir as experiências de articulação ensino-serviço de saúde desenvolvidas na UFF e construir uma proposta de atuação articulada interregional. Participarão professores da Saúde Coletiva que desenvolvem atividades em Niterói e em outros pólos da UFF nas cidades de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Volta Redonda e Rio das Ostras, todas no Estado do Rio de Janeiro.

As atividades envolverão ensino, pesquisa e extensão universitária com a participação das Secretarias Municipais de Saúde dos Municípios e as Comissões Intergestores Regionais de Saúde – CIR e de Integração Ensino Serviço – Cies (Regiões Metropolitana II, Médio Paraíba, Serrana, Baixadas Litorâneas e Norte).

A programação da Rede UFF de Saúde Coletiva é a seguinte: 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo