Produtores: Fabio Miyajima, Luana Sandes, Felipe Gomes Naveca, Fernando do Couto Motta, Paola Cristina Resende, Ricardo Khoury, Tiago Graf, Tulio Campos e Marilda Siqueira
Carga horária: 48 horas/aula
Público-alvo: Gestores e trabalhadores da área da saúde que atuam em estados e municípios, particularmente na vigilância em saúde e no ambiente laboratorial.
Objetivo geral: Qualificar profissionais de saúde para que eles compreendam as particularidades da investigação laboratorial e de genômica aplicada ao monitoramento de patógenos emergentes, dentro de um contexto de epidemia/pandemia. Oferecer subsídios que possam contribuir para um melhor delineamento das ações estratégicas de monitoramento laboratorial e genômico.
Competências a serem desenvolvidas: Compreender as bases conceituais e metodológicas requeridas para a investigação laboratorial diagnóstica e de vigilância em saúde; reconhecer as indicações e limitações das técnicas laboratoriais e das ferramentas de bioinformática aplicadas à vigilância molecular de patógenos emergentes; assimilar fluxos de trabalho, critérios de qualidade e etapas analíticas necessárias para a realização da testagem diagnóstica, triagem amostral e realização de vigilância genômica, incluindo sequenciamento de nova geração, em situações de emergência em saúde pública; capacitar-se para avaliação crítica de resultados e para elaboração de relatórios técnicos de vigilância genômica.
Metodologia: Curso autoinstrucional. O tema será abordado a partir de um problema real com inserção de cenários que envolvam o aprendizado de fluxos de trabalhos e a construção de um relatório associados com os objetos do curso. Serão disponibilizados recursos multimídia audiovisuais, como vídeos, podcasts, infográficos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida. O curso será ofertado em plataforma online própria (Campus Virtual – Fiocruz). Também serão ofertados webinários com especialistas convidados para debate ativo.
Avaliação: Haverá avaliações formativas para que os alunos possam mapear seus conhecimentos e seu progresso, com indicação de materiais para aprofundar temas em que haja dificuldade. Receberão certificado os alunos com no mínimo 70% de acertos na avaliação final.
Plano de contingência para doenças transmissíveis com potencial epidêmico
Período de Inscrições:
Inscrições abertas
Av. Brasil, 4365 | Campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) | Prédio do CEPI – DSS – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ – CEP 21040-900