Produtores: Anaclaudia Gastal Fassa, Denise Silva da Silveira, Everton Fantinel, Dóris Gomes Schuch, Marcinia Moreno Bueno, José Rosa e Deisi Cardoso Soares
Carga horária: 45 horas/aula
Público-alvo: Profissionais de saúde, em especial aqueles vinculados ao SUS e que desempenham atividades na Vigilância em Saúde.
Objetivo geral: Formar profissionais de saúde para a realizar a investigação de surtos e epidemias.
Inscrições: https://dms.ufpel.edu.br/casca/modulos/investigacao_surtos
Competências a serem desenvolvidas: Apropriar-se dos principais termos utilizados na investigação de surtos e epidemias; compreender a importância de investigação de surtos e epidemias; capacitar-se para a realização dos 10 passos da investigação de surtos e epidemias; conhecer as particularidades da investigação de surtos e epidemias de doenças respiratórias (covid-19 e não covid-19), DDA/DTA, doenças exantemáticas e outras, como por exemplo, leptospirose, toxoplasmose e hepatite A.
Metodologia: Curso autoinstrucional. Metodologia ativa baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos. Serão disponibilizados vídeos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida, e indicação de bibliografia para o aprofundamento do assunto. O curso será ofertado em aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Avaliação: Haverá avaliações formativas para que os alunos possam mapear seus conhecimentos e seu progresso. Receberão certificado os alunos com no mínimo 70% de acertos na avaliação final.
Plano de contingência para doenças transmissíveis com potencial epidêmico
Período de Inscrições: Em breve
Av. Brasil, 4365 | Campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) | Prédio do CEPI – DSS – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ – CEP 21040-900