A pandemia de Covid-19 demonstrou a importância de ter trabalhadores do SUS atentos às emergências sanitárias. A fim de oferecer formação na área, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) promove o curso “Investigação de Surtos e Epidemias”, desenvolvido em parceria com o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), Universidade Aberta do SUS (UnaSUS), UFSC, UFPel e Fiocruz. As inscrições já estão abertas!
Apesar da atividade ser direcionada para profissionais que atuam em vigilância em saúde no SUS, também é aberta para aqueles que querem se especializar e investigar emergências sanitárias. O objetivo é fazer com que os estudantes conheçam os principais termos utilizados na área, além dos dez passos da investigação. O curso também abordará particularidades relacionadas às doenças respiratórias (Covid-19 e outras) e exantemáticas (como leptospirose, toxoplasmose e hepatite A).
A formação é online,no formato autoinstrucional: ou seja, garante a autonomia do estudante, que pode acessar o material a qualquer hora. Os estudantes também têm acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho, e serão avaliados para que percebam seu aprendizado. Há emissão de certificados, de 45 horas.
No total, são quatro os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde. Em 2023 serão lançados mais dois: Plano de Contingência para Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico e Introdução à Vigilância Laboratorial e Genômica.