NOTÍCIAS 

IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental

A Saúde Mental vem enfrentando uma variedade de desafios, entre eles a necessidade de definição, integração e operacionalização dos novos serviços que substituem o modelo assistencial tradicional e de interação entre a prática e a área de conhecimento que compõem o sistema de saúde como um todo.

No âmbito científico, o campo da Saúde Mental é tradicionalmente fragmentado e socialmente representado por especialidades como a Psiquiatria, a Enfermagem Psiquiátrica, a Psicologia, a Terapia Ocupacional e o Serviço Social, bem como por movimentos sociais como o Movimento da Reforma Psiquiátrica e o Movimento da Luta Antimanicomial. Mais recentemente novos atores sócio-profissionais se fazem também presentes no campo, como os profissionais da Educação Física, da Pedagogia, das Artes Plásticas e da Fisioterapia, além de setores dos sistemas de Educação, Cultura e Justiça.

A realização do IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental na capital do Amazonas é uma iniciativa amadurecida e plenamente legitimada dos trabalhadores de saúde mental do estado, que assumiram o desafio de realizá-lo na região Norte do Brasil com a participação atores da saúde mental tais como comunidade científica, trabalhadores, usuários, gestores, e movimentos sociais.

Por esses e outros motivos, a comissão científica do encontro definiu como tema do Congresso o lema Navegando pelos rios da Saúde Mental da Amazônia: Diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil. Se por um lado, a Amazônia é a maior região do Brasil, com fronteiras de países como Guiana, Suriname, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Peru, por outro, ainda possui muitos lugares isolados. Isso, caracteriza a diversidade de culturas, saberes e fazeres dessa região, onde propomos um congresso voltado para os temas e questões pertinentes à saúde mental em todo o Brasil.

O IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental será realizado na Universidade Nilton Lins, em Manaus, entre os dias 04 e 07 de setembro de 2014. O encontro é uma realização da Associação Brasileira de Saúde Mental – Abrasme, e conta com o apoio da Abrasco. O prazo para submissão de trabalhos está encerrado. As inscrições estarão abertas durante o evento, com reajuste de tabela em 1º de julho. Para outras informações, acesse aqui a página do encontro.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo