Inovando em seu formato, o Simbravisa promoveu, NOS DIAS 22 E 23 (SÁBADO E DOMINGO) eventos pré-simpósio com o intuito de reforçar o caráter científico voltado para o serviço. Oficinas, mini-cursos e reuniões atrairão mais de 600 participantes à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, nos dois dias que antecedem o evento.
Destaque para a oficina “Encerramento do projeto TC 37 – Implantação de Metodologia de Isolamento e contagem de Enterobacter Sakazakii em laboratórios oficiais de saúde pública”. O projeto, realizado em parceria pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), durou dois anos e teve como objetivo trazer ao Brasil as mais modernas técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção da bactéria responsável por infecções hospitalares em crianças recém nascidas. A doença, difícil de diagnosticar sem recursos laboratoriais e metodologias adequadas, tem um índice de mortalidade de 33%. No Brasil não se dispõe de dados oficiais do índice de infecção pela bactéria, carência que deve ser corrigida a partir da implantação da nova metodologia no país.
Outro destaque da programação é a ”Oficina de Avaliação das Capacidades Básicas de Vigilância Sanitária para Portos, Aeroportos e Passagens de Fronteira”, que compõem o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI). O documento, aprovado pela OMS em 2005 e que começou a vigorar em junho do ano passado, estabelece compromissos e responsabilidades para que os países invistam em proteção, promoção e controle, com o intuito de dar uma resposta da saúde pública frente à ameaça de disseminação internacional de doenças, e evitar interferências desnecessárias no tráfego e comércio internacionais.
Serão realizadas nos dois dias a reunião da Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia do Conselho Nacional de Saúde e a reunião para organização da I Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Nos mini-cursos serão tratados temas como Procedimento Administrativo em Vigilância Sanitária, Avaliação em Saúde e Vigilância Sanitária e Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde.