O Jornal Diário do Nordeste publicou uma matéria sobre os 25 anos do programa Estratégia Saúde da Família e entrevistou, dentre outros nomes, Alcides Miranda, membro da Diretoria da Abrasco, e Julio Suárez, representante da Organização Pan-Americana da Saúde. Ambos participavam do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (Enesf), que aconteceu de 13 a 15 de junho no Ceará. Leia trechos da matéria:
Para o médico sanitarista Julio Suárez, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, o PSF e o Sistema único de Saúde (SUS) são experiências bem conceituadas e acompanhadas na América Latina e no mundo. No entanto, defende que a atenção primária seja renovada e atualizada. “Temos que criticar o que não deu certo, mas melhorar o que pode ser melhorado, sem esquecer os princípios de universalidade, equidade e integralidade. Defender a atenção primária é defender a saúde da família”.
Conforme sublinha Alcides Miranda, membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e um dos pioneiros do PSF no Ceará, o profissional que atua na Estratégia de Saúde da Família precisa de bem mais que protocolos clínicos, medicina baseada em evidências e ferramentas tecnológicas. “Não adianta ter tudo isso na formação – e, desde o início, os médicos são adestrados a terem um complexo de superioridade – quando não se consegue desenvolver o que é mais importante, que é a possibilidade da sensibilização e do afeto, da alteridade, de se colocar no lugar e de se comprometer com o outro”, avalia.
Para ler matéria completa, clique aqui.