12 de setembro de 2013
Exibido no último dia 03, o Sala de Convidados, programa do Canal Saúde, debateu o programa federal Mais Médicos. José da Rocha Carvalheiro, ex-presidente da Abrasco e professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), foi um dos convidados da edição, que contou também com a presença de Oscar Berro, secretário municipal de saúde de São João de Meriti (RJ) e de Manuel Santos, assessor técnico do Conselho de Secretarias de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ).
Em sua participação, Carvalheiro frisou a necessidade de tirar o debate do maniqueísmo, ampliar a presença de demais categorias profissionais além dos médicos e entender importância do programa a partir de pensamentos estratégicos relacionados à consolidação da atenção primária no SUS. " A atenção primária é um processo político de fazer com que cada estado, em determinado momento histórico, ofereça uniformemente para todos o que melhor puder oferecer. E isso foi deturpado no mundo inteiro, quando se passou de atenção primária para atenção primária seletiva. No Brasil, passamos por coisa semelhante, quando partirmos do conceito original e generoso de SUS e adotamos para sua implantação a estratégia do Saúde da Família. Ela prevê equipes, mas nem todas tem de ter um médico permanente, e sim ser composta por outros profissionais".
O médico e professor ressaltou também ser imperiosa a articulação entre os gestores municipais, estaduais e federais e as universidades para acabar definitivamente com as lacunas históricas da formação profissional no país. "Se não formarmos o profissional adequado para o modelo que quisermos, nós vamos ter uma balbúrdia da qual não sairemos", disse José Carvalheiro.
Confira a edição completa do programa diretamente no Canal Saúde
var disqus_shortname = “abrasco”; (function() { var dsq = document.createElement(“script”); dsq.type = “text/javascript”; dsq.async = true; dsq.src = “//” + disqus_shortname + “.disqus.com/embed.js”; (document.getElementsByTagName(“head”)[0] || document.getElementsByTagName(“body”)[0]).appendChild(dsq); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.comments powered by Disqus