
Após sete anos de dedicação à Revista Brasileira de Epidemiologia (Epidemio) no cargo de editor científico e diversas contribuições ao periódico, o pesquisador Juraci Almeida Cesar se despede da editoria científica. Médico, especialista em Saúde Internacional (Harvard – EUA), mestre em Epidemiologia (UFPel) e doutor em Epidemiologia (London School of Hygiene and Tropical Medicine – GB), Juraci é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul.
O professor iniciou sua trajetória na Epidemio em 2005, ainda como revisor de artigos. Logo depois, tornou-se editor associado e, desde 2018, ocupa o posto de editor científico. À frente da Epidemio, contribuiu significativamente com a manutenção do rigor metodológico, sempre comprometido com a ética, a qualidade e a missão de fortalecer a Epidemiologia. O trabalho do pesquisador foi fundamental para manter a credibilidade e a projeção nacional e internacional da revista.
Em mensagem de despedida, o professor Juraci contou um pouco sobre as atividades que desenvolveu enquanto editor científico e agradeceu aos colegas pela parceria. “Como editor científico, participei da busca e criação de áreas específicas para avaliações mais adequadas dos temas de artigos submetidos à Epidemio. Contribuí também no fluxo das avaliações, de modo que o ‘vai-e-volta’ do artigo entre autores e a Revista foi mais intenso e rápido nas publicações. Aprendi com autores, revisores, editores e secretárias muito mais do que ensinei. Foi um privilégio e um orgulho ter estado por quase 20 anos na Epidemio e na Abrasco”, escreveu.
O pesquisador Antonio Boing, que ocupa o posto de editor científico da Epidemio, destacou o trabalho desenvolvido por Juraci para a Revista. “O Juraci é uma daquelas pessoas especiais que consegue unir extrema competência científica com leveza e tranquilidade no trabalho que executa. A revista deve muito a ele pela dedicação, excelência e paixão com que desenvolveu suas atividades na editoria científica nos últimos anos. Esperamos continuar contando com seus conselhos para a revista e certamente com sua participação na comunidade científica, que enriquecem muito a epidemiologia brasileira”, registrou.
A Abrasco e a Epidemio agradecem ao professor Juraci pelas incontáveis contribuições para a Revista e para área da Epidemiologia.