Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Jurandir Freire Costa discute horizontes da Saúde Coletiva em aula inaugural do IMS/UERJ

Bruno C. Dias

O Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) receberá seus alunos de Pós-Graduação para o ano letivo de 2014 com uma atividade especial. O professor titular Jurandir Freire Costa fará a aula inaugural nesta sexta-feira (21), às 10 horas. Livre docente pelo próprio Instituto, ele falará sobre o tema Horizontes da Saúde Coletiva.

Psiquiatra, psicanalista e autor de inúmeros livros, tais como Razões Públicas, Emoções Privadas (1999); Ordem Médica e Norma Familiar (1983) e História da Psiquiatria no Brasil (1976), Freire Costa atualmente tem trabalhado com a filosofia pragmática, valendo-se das contribuições de Richard Rorty, Donald Davidson entre outros, bem como leituras de Hannah Arendt e de demais autores da fenomenologia. “Referência na construção da Reforma Psiquiátrica Brasileira e pioneiro na reflexão sobre o lugar do sujeito na Saúde Coletiva e da aproximação da crítica filosófica ao campo, Jurandir é um dos principais artífices do projeto intelectual do Instituto de Medicina Social, tendo deixado sua marca na formação de várias gerações de pesquisadores da área”, destaca a Coordenadora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Prof.ª Claudia Leite de Moraes. A atividade compõe também o calendário de celebrações dos 40 anos da Pós-Graduação do Instituto.

Aula Inaugural do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ)

Dia: 21 de março
Horário: 10 horas
Tema: Horizontes da Saúde Coletiva, com Jurandir Freire Costa
Local: Auditório do IMS
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 7º andar – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo