Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Lançamento da Série Curta Agroecologia com participação da Abrasco

Será lançada nesta terça-feira, 11 de março, às 14h00, a Série Curta Agroecologia, com o vídeo “A saúde está entre nós” do diretor Tiago Carvalho. O filme tem co-produção da Articulação Nacional de Agroecologia e Vídeo Saúde Distribuidora/FIOCRUZ. O lançamento acontece no auditório do Museu da Vida (Fiocruz – Rio de Janeiro).

Após a exibição do documentário, haverá uma mesa sobre o tema: Comunicação, Saúde e Agroecologia.  Para a discussão sobre o papel estratégico da comunicação em saúde, haverá participação da pesquisadora Inesita Soares de Araújo (Laboratório de Comunicação em Saúde – LACES/ICICT/FIOCRUZ e GT de Comunicação e Saúde da Abrasco), além do representante da ANA, Márcio Mendonça, que abordará a importância da comunicação do ponto de vista da agroecologia.

O médico Alex Botsaris, do Hospital do Andaraí, é convidado para tratar o tema do uso medicinal de produtos fitoterápicos no SUS e a Abrasco também integra o lançamento com a participação da equipe de Comunicação, que faz um relato sobre comunicação em saúde coletiva e ambiente.

O documentário “A Saúde está entre nós” aborda o uso tradicional e popular de plantas em comunidades periféricas no Rio de Janeiro. Demonstra uma atividade de divulgação científica e a fitoterapia na medicina convencional como prática integrativa e complementar, política do SUS, promovendo uma abordagem integrada do cultivo, às práticas populares, a informação científica e a prescrição médica. Este filme integra uma série produzida pela ANA (Articulação Nacional de Agroecologia) e a Fiocruz sobre agroecologia no Brasil com objetivo de apresentar diversas práticas culturais e projetos sociais que constroem a realidade da agricultura no país.

A agricultura familiar e de práticas agroecológicas, apesar de contar com reconhecimento e incentivos por meio de políticas governamentais, disputa espaços econômicos e simbólicos com grandes empresas privadas e, paradoxalmente, com o próprio Estado.  Neste cenário de profundos conflitos de interesses a comunicação tem papel estratégico.

 

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo