NOTÍCIAS 

Lançamento na UFMT: 5º Plano Diretor para o desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil

A Comissão de Epidemiologia da Abrasco promove um novo encontro de lançamento do 5º Plano Diretor para o desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. Desta vez o evento será realizado no dia 27 de outubro, às 14 horas, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT). A atividade, que acontecerá no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) – Cidade Universitária, reunirá pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de saúde. O lançamento contará com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFMT (@ppgsc-ufmt).

O evento será o quinto encontro de lançamento do Plano Diretor no Brasil. A iniciativa já foi apresentada ao público no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12º Epi), realizado em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro (RJ); em maio deste ano, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); e em junho, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo. Além disso, no dia 14 de outubro, às 14 horas, está previsto um lançamento na Universidade Federal de Pelotas.

O 5º Plano Diretor para o desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil é fruto do trabalho desenvolvido desde 2022 por diversos profissionais do campo, pela Comissão de Epidemiologia da Abrasco e pelo Ministério da Saúde, através do apoio e contribuições da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). O Plano Diretor servirá tanto para orientar a formação acadêmica, quanto diretrizes para a atuação dos profissionais do campo no país de 2025 a 2029.

O documento apresenta um diagnóstico amplo, contextualizado e atualizado em relação aos problemas de saúde, com o objetivo de estimular não só o desenvolvimento das pesquisas e estudos, mas também de contribuir com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e redução das desigualdades sociais em saúde.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

ALERTA DE FRAUDE!

Identificamos o envio de cobranças falsas em nome da Abrasco. Reforçamos que:

  • A única forma de renovação ou pagamento da anuidade é pela área restrita do Sistema Associados, acessível exclusivamente pelo nosso site oficial;
  • Não enviamos links de pagamento ou boletos por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal de comunicação;
  • Caso receba mensagens de cobrança que não venham de nosso domínio oficial (abrasco.org.br), desconsidere e nos comunique imediatamente.
Pular para o conteúdo