Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Lançamento nacional da Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva – volume 8

Vilma Reis com informações de Ádria Albarado/Nesp/UnB e Priscila Carvalho/OBTEIA

Foi lançada nacionalmente, em Brasília, no dia 27 de agosto de 2014, a Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva – volume 8. Esta edição é parte das produções do Obteia e foi elaborada em conjunto com os movimentos sociais. A Abrasco foi representada pelo seu presidente Luis Eugenio de Souza, além de Ana Valéria Mendonça (coordenadora do Nesp e membro da Comissão de Ciências Sociais da Abrasco) e Maria Fátima de Sousa (diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB e vice-presidente da Abrasco). O lançamento também foi prestigiado por Kátia Souto (secretária interina de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Segep/MS), pela editora Noemi Krefta (Movimento das Mulheres Camponesas e do Grupo da Terra do Ministério da Saúde) e ainda por vários representantes de movimentos sociais e professores da Universidade de Brasília.

Ecologia de Saberes e Saúde do Campo, Floresta e Águas é a temática deste volume que apresenta artigos de diversas/os autores e uma entrevista com Boaventura de Sousa Santos. Há, também o relato de experiência sobre o Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais. Ao todo, são vinte texto inéditos sobre a temática. Este mês, a Revista será lançada no 4º Seminário de Observatórios, dia 29 de setembro, na Unisinos.

Pioneira no tratamento dos temas em questão, a revista traz artigos resultantes de trabalhos que ousaram desenvolver novas metodologias e abordar questões pouco estudadas. Refere-se ao Brasil, mas também a outros países da América Latina e do continente Africano. De acordo com os editores: Boaventura de Sousa Santos, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Fernando Carneiro, coordenador do GT Saúde e Ambiente da Abrasco; Cleber Folgado, do Movimento dos Pequenos Agricultores e Campanha Latinoamericana Contra os Agrotóxicos e pela Vida; e Noemi Krefta, do Movimento das Mulheres Camponesas e do Grupo da Terra do Ministério da Saúde – “o propósito deste número foi contribuir para a prática de uma ciência crítica e emancipadora por meio do diálogo de saberes entre movimentos sociais e acadêmicos engajados. A marca desse número são as relações “Sujeitos – Sujeitos” e não “Sujeitos – Objetos” de pesquisa.”

São, ao todo, 20 textos inéditos. A revista tem seis blocos temáticos: (a) Resgate histórico, (b) Impactos ambientais, grandes projetos e saúde, (c) Agrotóxicos, (d) Segurança, Alimentar e Nutricional, (e) Casos concretos de estudos com populações vulneráveis e (f) Ecologia de saberes. Traz ainda três artigos de opinião, um relato de experiência e uma entrevista.

Confira aqui a versão online da revista.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo