NOTÍCIAS 

Lígia Maria Vieira receberá título de professora emérita da UFBA

Comunicação Abrasco

Ligia Maria Vieira durante o 8º CSHS | Foto: Abrasco

A abrasquiana Lígia Maria Vieira, uma das fundadoras do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), receberá o título de Professora Emérita da UFBA, em 27 de outubro. Vieira tem uma trajetória importante na construção da Saúde Coletiva brasileira: são mais de cinquenta anos dedicados à academia, com atuação no Movimento da Reforma Sanitária Brasileira e na implementação do SUS.

Ela fez a graduação em medicina (1977) e o mestrado em Saúde Coletiva (1982) na UFBA, doutorado em Medicina Preventiva (1990) pela Universidade de São Paulo, além de pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá). Deu aula na UFBA de 1980 a 2011. Atualmente, atua no Diretório de Pesquisa de Planificação, Gestão e Avaliação do CNPq e coordena um grupo de pesquisa focado na Avaliação em Saúde e análise sócio-histórica de políticas de saúde no ISC.

Segundo o ISC/UFBA, Vieira publicou 79 artigos completos em periódicos e 33 livros. A obra “Campo da Saúde Coletiva: gênese, transformações e articulações com a reforma sanitária brasileira” é uma valiosa contribuição de Vieira para a história da Saúde Coletiva e da Abrasco.

A cerimônia acontecerá às 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador. Saiba mais.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo