Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Livro reforça a qualidade na coleta de dados em pesquisa em Saúde Pública

Informe ENSP

Pesquisa em Saúde Pública: Como desenvolver e validar instrumentos de coleta de dados é o título do livro dos pesquisadores Gina Torres Rego Monteiro, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), e Henrique da Hora, do Instituto Federal Fluminense. A publicação visa apoiar as pesquisas no que concerne à qualidade das medidas, em especial na validação do instrumento de pesquisa e confiabilidade dos dados coletados. A concepção do livro teve origem nas aulas sobre qualidade das medidas que a pesquisadora da ENSP ministra na disciplina de Fundamentos da Epidemiologia, no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, e da carência de referências na língua portuguesa. O lançamento será na quarta-feira, 26 de março, a partir das 18 horas, na Livraria Cultura, no Rio de Janeiro.

 

“A pesquisa científica no Brasil encontra-se em franca expansão e este livro vem proporcionar aos nossos pesquisadores da área de saúde coletiva, seja em nível de graduação ou pós-graduação uma revisão extensa – embora não exaustiva – sobre a importância da coleta de dados válidos e confiáveis no desenvolvimento de pesquisas, em português. O texto está dirigido, sobretudo, a alunos de graduação e pós-graduação em saúde coletiva, mas pode ser muito útil para outras áreas do conhecimento”, disse Gina, que é coordenadora-adjunta do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente.

 

O livro começa tratando a teoria da medição e apresenta a classificação das escalas utilizadas em pesquisas na área de saúde coletiva. Em seguida, aborda a importância de se obter informações válidas, explicitando a validação de conteúdo, de constructo e de critério. Traz ainda os métodos mais usados para estimar a confiabilidade dos dados coletados por meio da consistência interna, concordância intraobservador e interobservador. Finalmente, apresenta uma sugestão de procedimentos para desenvolver novos instrumentos de pesquisa.

 

“A colaboração no livro de um autor externo à área de saúde pública, mas com experiência na temática ‘qualidade das medidas’, trouxe um caráter multidisciplinar à publicação, que a habilita ser referência também em outras áreas correlatas”, admitiu a autora.

 

Ainda de acordo com Gina, é elevado o número de pesquisas que faz uso de algum instrumento de coleta de dados (em geral, questionários), e o rigor científico necessário para construir ou utilizar algum já existente por ser encontrado neste livro. “É necessário ter em mente que a qualidade dos resultados, e consequentemente das conclusões do estudo, é fundamentalmente depende da qualidade dos dados coletados”, concluiu.

 

Título Pesquisa em Saúde Pública: Como desenvolver e validar instrumentos de coleta de dados
Autores: Gina Torres Rego de Monteiro e Henrique da Hora
Editora Appris, 2014 1ª Edição 110 pág.
ISBN 9788581922652
Preço de Catálogo R$ 39,00
Preço Especial Associado Abrasco R$ 33,00

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo