Mais um ano se aproxima do fim. Contudo, há alguns anos, no Brasil, as conjunturas social e política que os atravessam não têm sido fáceis. O quadro, que já era de retrocesso, foi enormemente agravado com a pandemia de Covid-19, que assola o mundo desde março de 2020.
Contudo, como todo ano, 2021 teve sua singularidade. Entre tantos reveses e tantas perdas, como os mais de 617 mil óbitos por Covid-19, não deixamos um instante sequer de lutar pelo direito à saúde, pela vida de todas as pessoas, e em especial das mais vulnerabilizadas. Não descansamos na vigília pelo respeito às instituições do Estado brasileiro, fundamentais para a existência e aperfeiçoamento das instituições de ensino e pesquisa, em particular no campo da Saúde Coletiva; fundamentais para a democracia. Enfrentamos o negacionismo e as fake news com produção de conhecimento, informação direta e clara, e redes de solidariedade, como a Frente Pela Vida.
Demos passos importantes nesse 2021. Realizamos dois congressos brasileiros – de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em março; e de Epidemiologia, em novembro – em formato virtual. Seguimos com a programação da Ágora Abrasco, e estivemos pressentes e comprometidos em diversas frentes de luta: pelo direito às terras indígenas; na denúncia do racismo estrutural e na ampliação das vozes negras na ciência; na construção e ocupação dos espaços representativos da academia e da sociedade civil; na construção de pontes em prol da disseminação e produção de conhecimento crítico.
Para 2022, a Abrasco reforça os mais sinceros e resilientes desejos de luta e esperança. Desejamos também abraços e momentos de encontro. Para isso, queremos desde já convidar você para participar do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que será realizado em novembro, em Salvador, Bahia. Mais do que desejos, luta e esperança são sentimentos presentes na produção do conhecimento, da arte, da inovação e das conexões de pessoas que, com suas criações, buscam a transformação da realidade e a invenção de novos e outros mundos. Que possamos vivenciá-los junto com abraços no Abrascão 2022.