NOTÍCIAS 

Manifesto contra as resoluções nº 265/2012 e 266/2012 do CREMERJ que proíbem médicos de realizar parto domiciliar e atuar em equipes de sobreaviso

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), vem a público manifestar sua oposição às resoluções nº 265/2012 e 266/2012 emanadas do Conselho  Regional de Medicina do Rio de Janeiro – Cremerj.

 
Trata-se medidas que: ferem a Ética Médica, uma vez que  restringem a  autonomia dos profissionais e das mulheres; desconsideram as evidências  científicas mais atualizadas sobre local de parto, suporte emocional e  trabalho em equipe multiprofissinal; são contrárias às recomendações da  Organização Mundial de Saúde e as políticas públicas expressas na Rede  Cegonha do Ministério da Saúde; e, ademais, ameaçam a saúde das mulheres e  bebês, que seriam privados da referência para complicações, um aspecto  essencial do parto extra-hospitalar.
 
Representam, portanto, um retrocesso para a Saúde Coletiva  e a ABRASCO se posiciona em pról de que sejam revogadas urgentemente.
 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo