Na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, aconteceu em Manguinhos, Rio de Janeiro, a cerimônia de posse do presidente eleito da Fiocruz, Mario Moreira. O evento reuniu trabalhadores, pesquisadores e estudantes da instituição, além de Nísia Trindade, ministra da Saúde, e Luís Fernandes, Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mario Moreira foi eleito com 91,68% dos votos válidos, e presidirá a Fiocruz até 2025: “Não é apenas uma cerimônia de posse, é a celebração do projeto democrático da Fiocruz. Um projeto rico, histórico, consolidado e em movimento, sempre se atualizando nos nossos debates, que garantiu à Fiocruz estabilidade em tempos de crise. A conjuntura muda, a esperança prevalece, mas teremos que trabalhar muito para retomar o país”, discursou.
A presidente da Abrasco, Rosana Onocko, enviou uma carta ao pesquisador, em nome de toda a Associação, a fim de transmitir entusiasmo com o início de sua gestão, e os votos para que a grande responsabilidade também seja motivo de orgulho e satisfação.
“Neste momento de reconstrução de políticas públicas, a Saúde Coletiva brasileira espera uma forte contribuição da Fiocruz para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e o enfrentamento às iniquidades que perduram na saúde das nossas populações. São expectativas que a Fundação tem plenas condições de atender, como demonstrado durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19. Pode contar com a Abrasco. Saiba que estaremos à disposição para contribuir”, escreveu Onocko.
A Fiocruz é uma das mais importantes instituições de saúde pública do país, com mais de 120 anos de história e, nos últimos 43 anos caminou lado a lado com a Abrasco. O desejo é que essa parceria continue, com objetivo de construir a plena democratização da vida social e para a universalização do direito à Saúde.
Representando a Abrasco na solenidade, estiveram presentes os vice-presidentes Reinaldo Guimarães e Romulo Paes de Souza, além do secretário executivo, Thiago Barreto.