NOTÍCIAS 

Mario Scheffer fala sobre o caso Elano Figueiredo e a Agência Nacional de Saúde Suplementar

Vilma Reis

Está certo o diretor da agência que fiscaliza os planos e seguros de saúde ter antes trabalhado para planos e seguros de saúde? Esta é a pergunta que Mônica Teixeira faz a Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da USP, logo no início do programa Complicações.

Complicações é um programa de entrevistas, da Univesptv, portal das universidades paulistas te conta com apresentação da jornalista Mônica Teixeira. Trata de problemas difíceis da atualidade por meio de entrevistas com pessoas que conhecem em detalhes temas importantes e controversos, sem soluções simples. Um espaço para o debate dos problemas que o mundo ainda não sabe como resolver.

Na entrevista, Mario Scheffer avalia que A ANS foi criada há 13 anos e desde sua criação ela tem sido contaminada pelos interesses do mercado que ela deveria adequadamente regular. ‘Isso não é um fato novo, mas o que nos assuta agora  é que tem se tornando cada vez mais presente em quadros estratégicos da agência, pessoas oriundas de planos de saúde’, diz o professor.

Scheffer ainda chama a atenção para o fato deste se tornar um grave conflito de interesses num mercado que já tem enormes problemas. ‘Na minha opinião, uma parte da persistência dos problemas vividos na pele por milhões de brasileiros, em relação aos planos de saúde, tem a ver com essa leniência, essa atuação  contaminada da ANS’ conclui Mário. Assista aqui a íntegra da entrevista.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo