Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Mario Scheffer publica artigo sobre o avanço da Aids no país

Bruno C. Dias

O professor Mario Scheffer, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMP/MFUSP), e membro da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Abrasco, em parceria com o doutor Caio Rosenthal, membro do Conselho Regional de Medicina de São Paulo publicaram hoje, 1º de dezembro, o artigo Para Acabar com a Aids no Brasil, no jornal Folha de S.Paulo.

No texto, os pesquisadores apontam que em apenas um dia cerca de 100 pessoas são infectadas com o vírus HIV e 30 morrem em decorrência da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que leva à perda progressiva da imunidade decorrente da queda da taxa dos linfócitos CD4.

Os pesquisadores alertam para a perda da qualidade no atendimento e na prevenção da doença devido a mudanças realizadas pelo Ministério da Saúde. “Tudo pode piorar com a insistência do Ministério da Saúde em deslocar o tratamento da Aids para as unidades básicas de saúde, no lugar de resgatar e ampliar os serviços de referência e especializados.” Criticam ainda a transferência de responsabilidade para ONGs da execução de exames e de testes em horários alternativos e em ambientes públicos.

Para Scheffer e Rosenthal, o Ministério abandonou as campanhas de alcance nacional e o diálogo direto da Aids com os grupos que mais sofrem com a epidemia: os gays e os profissionais do sexo. Dessa forma, auxilia a perpetuação do estigma e do preconceito ao não encarar às populações mais necessitadas de ações de promoção, prevenção e tratamento. Em comunicado público, o Ministério da Saúde anunciará às 14 horas o Boletim Epidemiológico HIV-Aids 2014 e a nova campanha publicitária, destacando os 30 anos de combate à epidemia.

Na opinião dos autores, o enfrentamento à Aids só será efetivo com “a oferta combinada de meios disponíveis: promoção de direitos, informação, preservativos, testes, tratamento, profilaxia pré e pós-exposição que fará com que as pessoas se tornem senhoras de sua própria saúde, assumindo atitudes protetoras para si e solidárias com os demais”. Leia aqui o texto na íntegra.

Divulgação do Boletim Epidemiológico HIV-Aids 2014 no Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Data: 1º de dezembro
Horário: 14h
Transmissão pela Web Rádio Saúde e TV NBR

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo