
A Abrasco divulga o resultado final da Chamada Pública nº 03/2026, que selecionou pesquisadores e docentes para atuar como mentores no Projeto de Fortalecimento da Pós-graduação em Saúde Coletiva. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O projeto também conta com articulação técnico-acadêmica da Coordenação de Área de Saúde Coletiva da CAPES e do Fórum de Coordenações de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Abrasco.
Ao todo, 17 pessoas serão convocadas imediatamente e 8 estarão no cadastro de reserva para atuar no apoio de até 57 Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) em processo de consolidação. Cada mentor ficará responsável, em regra, por três PPGSC, com atividades realizadas predominantemente de forma remota. O trabalho inclui reuniões periódicas com os programas, análise de documentos, elaboração de planos de trabalho e participação em encontros da comunidade de mentoria. As ações se voltam ao fortalecimento da gestão acadêmica, da autoavaliação, do planejamento estratégico e da cooperação entre as instituições.
As pessoas selecionadas deverão enviar a documentação para formalização entre os dias 21 e 27 de outubro. A data da reunião de abertura e do início das atividades ainda será confirmada, e a atuação dos mentores vai até 15 de agosto de 2027.


