Realizado no último 13 de maio, em Brasília, o Conselho de Nacional de Secretários de Saúde – Conass – deu prosseguimento à série Conass Debate, fórum que tem reunido especialistas do setor para aprofundar o discussões centrais para o desenvolvimento da saúde no Brasil.
Com o tema Crise contemporânea dos modelos de atenção à saúde, o fórum contou com a participação de Luiz Augusto Facchini, professor do departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e conselheiro da Abrasco. Em sua exposição, Facchini abordou as relações das iniquidades sociais e os modelos de atenção a partir do atendimento e acompanhamento de idosos, realizado no inquérito epidemiológico Aquares, de 2009.
Além do professor, participaram dessa edição Claunara Schilling Mendonca, da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde; Luiz Fernando Rolim Sampaio, ex-consultor do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto; Frederico Guanais, da Divisão de Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Rafael Bengoa, assessor do programa Obamacare, do governo dos Estados Unidos. A coordenação da mesa foi de Eugênio Vilaça Mendes, responsável pelo projeto CONASS Debate.
Acesse aqui a apresentação de Luiz Augusto Facchini e as demais.