Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Monitores se preparam para 9º CSHS: diversidade para enriquecer a produção científica

No último sábado, 145 estudantes de graduação e pós-graduação encerraram os encontros presenciais preparatórios para as atividades de monitoria do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS). Esse grupo diversificado de monitores promete enriquecer a experiência científica do evento, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro, em Recife.

Dentre os participantes da monitoria, 45% são estudantes de graduação, 35% estão envolvidos em programas de residência, e 20% estão cursando mestrado ou doutorado. Para muitos deles, essa será a primeira experiência de monitoria em um evento científico.

Para Ana Melo, articuladora da comissão e professora da UFPE, a presença dos monitores engrandece o evento. “Além de auxiliar no processo formativo desses estudantes e de contribuir para que o congresso aconteça, a monitoria é também um momento de troca, aprendizados e formação de novas amizades.”, afirma.

O perfil diversificado do grupo inclui profissionais já inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), aqueles envolvidos na produção científica, alguns ligados a movimentos sociais e outros em processo inicial de formação acadêmica. A diversidade de perspectivas e trajetórias promete contribuir para a riqueza das discussões do congresso.

Além de suas funções operacionais, a monitoria também desempenha um papel crucial na divulgação e na aproximação do campo de conhecimento e práticas da Saúde Coletiva, bem como na defesa do SUS por profissionais e futuros profissionais ainda em formação. Muitos dos monitores também terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante os Coletivos Temáticos do congresso.

A presença ativa dos monitores tornará o 9º CBCSHS ainda mais dinâmico e permitirá que os congressistas tenham acesso a assistência em tempo real para diversas de suas necessidades durante o evento, contribuindo para o sucesso do congresso e fortalecendo os laços na comunidade acadêmica da Saúde Coletiva.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo