Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Nelson Gouveia fala sobre poluição em programa televisivo

O vice-presidente da Abrasco, Nelson da Cruz Gouveia (Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina/Universidade de São Paulo) participou do programa JC Debate, da TV Cultura, que foi veiculado no dia 19 de junho.

Em pauta o tema ‘Você sabe como está a qualidade do ar que respira?’ Um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente revela que apenas oito dos 27 estados brasileiros fazem esse monitoramento, e mesmo assim não usam os resultados de forma correta. Além de Nelson, o programa contou com a participação de André Ferreira, diretor presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente.

Especialistas alertam que o monitoramento da qualidade do ar nas metrópoles brasileira é precário e insuficiente e que há necessidade urgente de revisão e atualização dos índices limites hoje vigentes. Os padrões nacionais estão bem abaixo dos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, em muitos casos, mesmo quando os informes oficiais apontam qualidade boa, a concentração de poluentes pode provocar graves danos à saúde. Além de chamar a atenção para as deficiências nos sistemas hoje existentes, os técnicos defendem a necessidade de se lidar com a poluição por meio de programas completos, mais amplos que o mero monitoramento pontual da qualidade do ar. Foi destacada a importância de que as fontes de poluição sejam identificadas e de que políticas específicas sejam formuladas tendo em vista os problemas apontados.

O JC Debate os prós e os contras, além do ponto de vista do cidadão, com a mediação feita pela jornalista Andresa Boni.

TV CULTURA,
o canal com a segunda melhor programação do mundo,
segundo pesquisa da BBC.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo