Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Nilson do Rosário e Jeni Vaitsman assinam artigo no Journal of Comparative Policy Analysis

Foi publicado dia 27 de outubro de 2014, no Journal of Comparative Policy Analysis, artigo intitulado ‘Universalization and Privatization: How Policy Analysis can Help Understand the Development of Brazil’s Health System’ (Universalização e Privatização: Como Análise de Políticas pode ajudar a entender o desenvolvimento do Sistema de Saúde do Brasil), assinado pelo vice-presidente da Abrasco Nilson do Rosário – pesquisador na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e Jeni Vaitsman – também pesquisadora da ENSP/Fiocruz.

Leia aqui o artigo na íntegra.

O artigo aborda a configuração atual do sistema de saúde do Brasil. Embora seja definido como de acesso universal, o financiamento público hegemônico e prestação direta de cuidados, hoje é fragmentada e sob a hegemonia do setor privado, com forte desigualdade na prestação de cuidados de saúde. Comparação entre indicadores de despesas de saúde em 26 países emergentes mostra que os gastos estaduais foram de menor magnitude, mesmo em comparação com outros países emergentes. Os fracassos da reforma de saúde do Brasil são vistos como um resultado do padrão de organização dos interesses coletivos nacionais. Argumenta-se que, como a Constituição proposta não veto contra o mercado que opera no sector da saúde, interesses com maior voz conseguiram impor suas preferências em arenas de tomada de decisão para os cuidados de saúde privados. A discussão é baseada na literatura de análise de políticas e sistemas de saúde tipologias. Os dados são analisados ​​por estatística descritiva.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo