Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

9° CSHS: confira os destaques da programação oficial


Faltam poucos dias para o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde! O evento acontecerá em Recife, e é organizado pela Abrasco, em parceria com a UFPE e Fiocruz Pernambuco – Instituto Aggeu Magalhães. As atividades do pré-congresso já começam no dia 30 de outubro, mas a cerimônia de abertura será na noite de 31: a solenidade contará com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Confira destaques da programação:

31/10

  • Cerimônia de Abertura
    A cerimônia acontecerá na Concha Acústica Paulo Freire, a partir das 17h. Além da ministra da Saúde, estarão presentes Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde; José Gilmar Costa de Souza Júnior, presidente do Coren/PE; Pedro Miguel, diretor da Fiocruz Pernambuco; Luciana Albuquerque, secretária de Saúde da Prefeitura de Recife. Representando a Abrasco, Rosana Onocko , presidente da Associação, Mônica Nunes e Keila Brito, presidente do 9º CSHS e presidente da Comissão Organizadora Local do congresso, respectivamente.



01/11

  • 08h30 |Ato Político – contra a PEC do Plasma e pela legalização do aborto
    A concentração será em frente a Tenda Paulo Freire. A ação contará com a presença da Batuca de Adolescentes e Jovens do Grupo Curumim


  • 10h | Conferência de abertura
    A relevância das ciências sociais e humanas na reconstrução crítica da saúde brasileira
    Conferencista: Nísia Trindade de Lima – Ministra da Saúde
    Nísia Trindade é cientista social e pesquisadora, com foco na memória em ciências sociais, história e saúde. É co-organizadora de livros importantes sobre a história da Abrasco: “Saúde Coletiva como compromisso: a trajetória da Abrasco” (2006) e “Saúde coletiva: a Abrasco em 35 anos de história” (2015). Foi presidente da Fiocruz de 2017 a 2022, e, neste ano, tornou-se a primeira mulher a assumir o cargo de ministra da Saúde do Brasil.
  • 16:50 | Grande Debate
    Decolonialidade do poder-ser-saber-fazer: desafios e contribuições das Ciências Sociais e Humanas em Saúde
    Mediador: Paulo Henrique Martins (UFPE)
    Debatedoras: Cida Bento (Diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e Glicéria Jesus da Silva (UFRJ)


2/11

  • 16:50 | Grande Debate
    Reparação de injustiças históricas no campo da saúde: ethos, saber, política e ação social
    Mediador: Luís Eduardo Batista (MS)
    Debatedoras: Maria Inês da Silva Barbosa (UFMT), Eugene Richardson – Harvard University (EUA) e Anahi Guedes de Mello (Núcleo de Estudos sobre Deficiência – NED/UFSC)

3/11

  • 16:50 | Grande Debate e Encerramento
    Desafios para a reconstrução crítica do Brasil: o lugar e as contribuições das Ciências Sociais e Humanas em Saúde
    Mediadora: Alexsandra Rodrigues – (Setor de Saúde Nacional do MST)
    Debatedoras: Keila Simpson (ANTRA), Maria Eliete Santiago (UFPE) e Maria Luiza Garnelo Pereira (Fiocruz Amazônia-ILMD)


Durante o evento, também acontecerão apresentação dos trabalhos (Coletivos Temáticos), mais de 30 mesas redondas e painéis. A programação também conta com Café Intergeracional, Merenda Intersaberes e Cinema com Ciência.

Confira a grade completa no site do evento.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo