
Desta vez o podcast “A saúde é coletiva”, da Abrasco, vai falar sobre a notícia recente da saída do Brasil do Mapa da Fome, indicador da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil ficou abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.
Para ajudar a entender melhor este assunto, a entrevistada especial do episódio é a pesquisadora, professora da Universidade de Brasília (UnB), integrante do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Abrasco e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine.
Em 2014, o Brasil já havia conseguido sair do Mapa da Fome, e sustentou essa posição até 2018. Infelizmente, em 2019 – quando Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República – o país voltou para o mapa, confirmando uma tendência de crescimento da insegurança alimentar e nutricional. Aliás, em 2019 Bolsonaro até extinguiu o Consea.

Estamos na quarta temporada do podcast “A saúde é coletiva”, uma iniciativa da Abrasco, com produção da Rádio Tertúlia. Novos episódios às terças-feiras alternadas.
Dê o play e acompanhe o episódio!
Para conhecer ou se aprofundar:
Relatório “The state of food security and nutrition in the world 2025 – Addressing high food price inflation for food security and nutrition” (FAO/ONU).
Mapa da Fome 2025 (FAO/ONU): versão interativa.
Ficha técnica
Roteiro, narração, edição e sonorização (Rádio Tertúlia): Beatriz Pasqualino
Coordenação: Ártemis Caldeira Brant, Thiago Barreto (Abrasco) e Beatriz Pasqualino
Comunicação e pesquisa (Abrasco): Daniel Lyra-Queiroz e Letícia Maçulo
Relacionamento e Marketing (Abrasco): Clara Alonso e Rafaela Pinheiro
Projeto Gráfico: Estúdio Massa
Apoio de locução (Rádio Tertúlia): Joana Côrtes