PODCAST 

No ar: episódio 28  “Cerrado em risco: por que o desmatamento é também questão de saúde?”, com Maryellen Crisóstomo

Comunicação Abrasco

Neste episódio do podcast “A saúde é coletiva”, da Abrasco, vamos falar sobre um dos biomas brasileiros que mais tem sido devastado pelo avanço do agronegócio e sofrido graves impactos por mudanças climáticas: o Cerrado. Não por acaso trazemos este tema agora: 11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, uma data que nos convida a refletir sobre a importância desse bioma, sua biodiversidade e o seu papel fundamental na regulação climática e na produção de água para o Brasil.

E é justamente no Cerrado – mais especificamente em Brasília – que vai acontecer o nosso 14º Abrascão, de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025. E a justiça climática é um dos temas desta edição do nosso congresso.
Por isso, convidamos para este episódio a jornalista Maryellen Crisóstomo, da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins, afiliada à Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). Ela é quilombola do território Baião, que fica no município de Almas (TO), é ativista climática na luta contra o racismo ambiental, é mestranda em Letras, além de ser graduanda em Direito.

O Cerrado é o segundo maior bioma do país e abrange a região conhecida como Matopiba, uma das principais fronteiras agrícolas do país. Só em 2023, foram 1 milhão de hectares de mata desmatados no Cerrado, o que equivale a 1 milhão de campos de futebol. O dado é do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Estamos na quarta temporada do podcast “A saúde é coletiva”, uma iniciativa da  Abrasco, com produção da Rádio Tertúlia. Novos episódios às terças-feiras alternadas.

Dê o play e acompanhe o episódio!


Para conhecer ou se aprofundar:


Banda de rap quilombola “Realidade Negra“.

Livro “Mulheres quilombolas: territórios de existência negras femininas”, organizado por Selma dos Santos Dealdina (Jandaíra Editora).


Ficha técnica

Roteiro, narração, edição e sonorização (Rádio Tertúlia): Beatriz Pasqualino
Coordenação: Ártemis Caldeira Brant, Thiago Barreto (Abrasco) e Beatriz Pasqualino
Comunicação e pesquisa (Abrasco): Daniel Lyra-Queiroz e Letícia Maçulo
Relacionamento e Marketing (Abrasco): Clara Alonso e Rafaela Pinheiro
Projeto Gráfico: Estúdio Massa
Apoio de locução (Rádio Tertúlia): Joana Côrtes

Ouça na sua plataforma favorita:
Pular para o conteúdo